segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LER E VIAJAR PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO

LER E VIAJAR PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO


A leitura é muito importante para o desenvolvimento da criança, principalmente na educação infantil, pois é a fase em que ela forma sua personalidade e muito do que aprende nessa fase levara para o resto da vida. O gosto pela leitura deve ser incentivado principalmente pela família tendo continuidade na escola sendo o professor o mediador cabendo a ele ser criativo, buscando o aperfeiçoamento de e sua pratica pedagógica.
Com o incentivo a leitura a criança viaja pelo mundo da imaginação faz de conta, cria e recria, faz rimas usando sua fantasia. Na poesia tudo pode ser trabalhado e cabe a nós educadores incentivar esses momentos lúdicos de prazer com a leitura seja em forma de história ou poesia, o importante é que a criança desenvolva o gosto pela leitura de forma que ela desenvolva seu raciocínio, forma de expressão, pronuncia capacidade de interpretação e expressão de seus sentimentos.
A leitura é um processo que faz parte do desenvolvimento do ser humano, leitura deve ser incentivada desde infância. A família é a primeira responsável pela inclusão da criança no mundo da leitura e de textos, onde são desenvolvidas as principais competências que se desenvolveram na criança na fase escolar de aprendizagem. A partir do momento que for trabalhado a leitura utilizando vários materiais está trabalhando a formação integral da criança    
 A poesia é uma janela aberta pra o mundo, à poesia é mais uma ferramenta que o professore deve utilizar dentro da sala de aula, pois é também uma forma de leitura e que muitos profissionais não costumam a utilizar em sala de aula. A poesia é um incentivo muito bom onde a criança desenvolve sua criatividade, o senso critico raciocínio e o gosto pela leitura.  
            É muito importante trabalhar a poesia desde cedo, pois ela sensibiliza os alunos, permite que eles se expressem, se emocionem, aprendem brincar com as palavras, rir, chorar, transferindo isso para o dia a dia, aprendendo vencer os obstáculos, agir em determinadas situações.
Mas infelizmente muitos professores não dão muita importância para a poesia ou não sabem como trabalhar e acabam deixando de lado, precisamos descobrir formas para aproximar e envolver os alunos com a poesia
A leitura e a poesia são dois campos muito bom de trabalhar, a leitura é muito rica em vários aspectos, proporciona o saber, vivências, imaginação, o gosto e o prazer, isso tudo incentivado pela família sendo este o alicerce para o início da aprendizagem. A poesia também é muito rica, mas precisa ser mais trabalhada, da mesma maneira da leitura, explorando, buscando, absorvendo novos conhecimentos. Nós professores temos que buscar métodos e recursos para que possamos transmitir o gosto também pela poesia. Fazendo com que leitura e poesia caminhem juntas, despertando tanto numa quanto na outra a aproximação entre elas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário